segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O que é tendência de moda - Tendências para o verão 2012

Meninas, tudo bem ?
Como passaram de final de semana ?

Hoje vim falar um assunto que o pessoal da área de moda esta sempre falando e deixa interrogação na cabeça de muita gente, a tal das tendências.

Tendências nada mais são do que previsões e especulações quanto ao uso de determinadas coisas.
Sabe aquele velho papo de vendedora que diz : Isso esta usando muito ?

É um modo de dizer que certa peça é tendencia em determinada estação, isto se ela for
de confiança, obviamente.

Mas estas previsões não são infundadas ou sem base. Elas são produto do ciclo da moda.

São os resultados do ritmo contínuo deste mercado e reflexo do interesse social no mesmo.

As tendências são obtidas através de pesquisas e podem consagrar e focar uma infinidade de coisas e valores.

Para explicar a tendência por exemplo :
 O uso de determinadas cores, texturas, formas nas roupas,
leva-nos a impressionar os sentidos, e educá-los a sentir as emoções impressas pelo conjunto.

Por exemplo o uso de muito verde logo percebemos tendências ligadas a natureza

O uso de rosa exalta o carinho, trata-se de uma tendências mais feminina, delicada

O vermelho nos lembra os fetiches o amor carnal etc.

Estes são os recursos da moda para enfatizar o foco da tendência.

E sempre escuto as pessoas que não entendem do assunto olharem um desfile e dizerem que jamais usariam isso ou aquilo , aonde se vai com uma roupa como aquelas..

Ai esta a questão, nos desfiles os estilistas desenvolvem uma coleção artística, que vai mostrar a tendência, e cabe a cada um adequar o que é visto e interpretar para o próprio vestuário.


Se vimos um desfile onde todas as modelos estão vestidas com roupas militares, por exemplo, devemos filtrar esta informação e absorver que o verde militar vai ser tendência,ou seja, as roupas que lembram estas vestimenta vão estar em alta, e não que devemos mandar fazer um macacão camuflado pra ontem.


Desfiles com muita renda, e roupas de boneca, significam uma volta ao estilo mais feminino, ninguém precisa sair vestida de princesinha por ai, mas quem sabe um ar mais feminino a roupa, um detalhe rendado, uma corzinha mais clara para entrar na onda da moda


Em geral, a moda brasileira sofre maior influência dos países europeus e dos Estados Unidos uma vez que estes antecipam uma estação em relação a nossa.

Ou seja, a coleção primavera /verão que está sendo comercializada agora lá, serve de influência, referência e modelo para as criações da nossa próxima coleção primavera/verão.

 Como a moda brasileira passa por transformações atualmente (com uma maior valorização da criatividade e originalidade do produto nacional), uma fatia do mercado já se desprende deste compromisso com o legado internacional.

Atualmente as ruas, blogs, programas de tv são veiculos ditadores de tendencias.
E é sempre bom estar alerta .


Meninas, publiquei este texto porque muitas pessoas tem dúvidas, e ai esta nada mais que uma definição fácil de se explicar e de se entender.
Obviamente muito superficial porém de grande ajuda para saber um pouquinho do assunto.


E á baixo deixo um pouco do que há algum tempo já foi dito que seria trend no verão 2012 e já faz sucesso por toda parte do mundo, se você ainda não foi fazer suas comprinhas ou vive indo as lojas e fica cheia de dúvidas ao que deve trazer para casa, ai vão dicas para você trazer coisas super modernas com você : 


O verão 2012 será de muitas cores que prometem alegrar ainda mais o visual.
Cores como o turquesa, cinza, amarelo, vermelho, laranja, o branco e o azul Klein, que também é conhecido como royal, deixa qualquer mulher linda, desde as branquinhas até as morenas.

Vale investir no visual colorido através da moda color blocking

( é a tendência em combinar cores vibrantes em uma mesma produção), que deve permanecer em alta, ou optar por looks mais monocromáticos e minimalistas, como o branco total, seu diferencial está na forma de se usar, não apenas uma camisa, e sim branco total, bem no estilo réveillon, texturas também aparecem e dão outra cara para a roupa.




Algumas fotos :



Color Blocking


Monocromáticos Neutros:


Mais coloridos




TECIDOS


Os tecidos mais sofisticados como a seda, linho cru, índigo, couro com textura de crocodilo e cobra, crochê e tramê aparecem para compor as peças dando um toque de elegância para as produções.






ESTAMPAS

Listras, plantas, flores, bichos e frutas tropicais.








BRILHOS, FRANJAS, BORDADOS, CROCHÊS


A moda verão 2012 vem iluminada graças aos brilhos, paetês, bordados, franjas, crochê leve, rendas e outros materiais.



DECOTES

Os decotes também estão com tudo, principalmente os modelos com fendas profundas, vazados nas costas, nas laterais.
 Destaque ainda para o tomara-que-caia e agora a frente única que é ótima para intercalar com os clássicos tomara que caia em peças que vão de vestidos à biquínis, valorizando todos os corpos, desde quem tem peitos grandes até as mulheres de soutien PP.
 Quem tem dúvida de como usar frente única, é só escolher modelagens com bojo, decotes maiores ou menores de acordo com o seu biótipo.




CINTURA

A cintura marcada no estilo lady like continua em destaque nos desfiles do verão 2012.
A tendência já conhecida deixa em evidência as formas do corpo feminino.




BARRIGA DE FORA

A novidade é usar o mini top aliado à cintura alta para mostrar somente o essencial sem deixar o look deselegante.




De acordo com as propostas dos desfiles nacionais, deixar a barriguinha de fora tem tudo para pegar na próxima temporada. Pois é, a moda tem dessas coisas: extermina uma tendência só para trazê-la à tona novamente como o top cropped e calça de cintura alta. Será que vai pegar?



SAIAS E VESTIDOS TRANSPARENTES

Os longos transparentes estão em alta e foram tendência na semana de alta-costura, em Paris.
Você pode usar com shortinho ou saia por baixo para evitar uma produção carregada e deixar fluir a transparência.



COMPRIMENTO

O comprimento maxi como a saia longa serão peças indispensáveis para quem quiser ficar na moda do verão 2012. Os vestidos em modelos mais amplos e assimétricos ganham um toque extra de delicadeza através de recortes mais curtos na frente e compridos atrás.



CALÇAS

Além do imbatível jeans, que nunca sai de moda, o destaque são para os modelos de calças estilo cropped, pantalonas e shorts que serão muito vistos pelas ruas e vitrines.





A temporada de moda verão 2012 também busca inspiração nos anos 70, como as calças flare, estilo pijama e os macacões com recortes mais atuais e tecidos mais fresquinhos que dão mais praticidade e leveza ao visual.


Os desfiles nacionais apontaram um novo comprimento de calça para a próxima temporada. Tanto para homens, quanto para mulheres, as peças vêm mais curtinhas. Justas ou folgadas, elas não passam do calcanhar. Quer atualizar o look com um truque de styling? Dobre as barras.



ACESSÓRIOS


Além das tendências de roupas, os acessórios que vão estar em alta no próximo verão são peças em madeira, laca colorida e couro pintado usados com cordas e fios em gargantilhas ou colares, maxi brincos usados em uma orelha só, tressé em cintos e franjas como detalhes nos demais acessórios. Os lenços viram mania no verão e podem ser usados na cabeça, na cintura, no pescoço e até mesmo na modelagem da roupa.



Nos pés, o verão 2012 será de sandálias mais fechadas, sandálias altas de dedo, salto anabela todo trabalhado em corda, palha, ráfia ou resina e muitas tiras de couro com cores e texturas diferentes. O oxford continua, mas com versão lisa, sem amarrações e com material de lona vazado, assim como os coturnos de verão, que serão a grande novidade da temporada.




Ufaaa..
acabou rs!

Sei que o post ficou imenso mas tem bastante imagens para quem
não estiver empenhado pra ler tudo isso.
Um resumão sobre tendências em geral e o verão 2012.

Espero que gostem.

Beijinhooos



3 comentários:

  1. Eu particularmente gosto de todas essas tendencias!



    Beijos,
    Yasmin christe
    http://fashionfinissima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post e vamos colocar essas tendências em prática!
    Beijinhos
    Nai Melo

    ResponderExcluir
  3. ameii Carol...mandou superrr bem nessa postagem

    ResponderExcluir